quarta-feira, 28 de julho de 2010

Flor Do Deserto

Como num conto de fadas, Waris Dirie, nascida na Somália, tornou-se uma das top-models internacionais mais desejadas. Nascida numa família de pastores nómadas, o fascinante percurso de Waris haveria de a levar dos desertos do nordeste africano às mais prestigiadas passadeiras e revistas de moda de todo o mundo. Aos 13 anos, Waris fugiu de um casamento forçado e percorreu sozinha o deserto durante vários dias até chegar à capital, Mogadishu. Uns parentes enviaram-na rapidamente para Londres, onde serviu como criada na embaixada do seu país, onde passou o resto da adolescência sem qualquer estudos. Confrontada com a ameaça de regressar a uma Somália devastada pela guerra, Waris vê-se sem casa e sem papéis. Será uma amiga a dar-lhe abrigo. E é quando trabalha num restaurante de fast food que é descoberta pelo fotógrafo de estrelas Terry Donaldson. Logo de seguida, uma ambiciosa agente guia-a no caminho para se tornar modelo. Mas por detrás da fachada de glamour da nova vida de Waris esconde-se um destino terrível. Apesar do seu sucesso, carrega para sempre o peso de um violento segredo de infância.



Este Filme é baseado em Factos reais e mostra-nos  a cueldade que algumas Mulheres nascidas em paises como a Arábia Saudita, Arménia, Azerbeijão, Bahrein, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Iémen, Israel, Irão, Iraque, Jordânia, Kuwait, Palestina (inclui Cisjordânia e Faixa de Gaza), Oman, Qatar, Síria e Turquia estão sujeitas á excisão, ou seja,
Excisão feminina é, nada mais nada menos, do que a mutilação dos órgãos genitais femininos (clítoris), de modo a que seja impossível às mulheres posteriormente obter prazer sexual.
No acto de mutilação, são utilizados vários objectos cortantes, tais como lâminas (algumas delas em estado degradante), tesouras ou navalhas.
Uma prática semelhante à excisão feminina é a infibulação. Este acto consiste na costura dos lábios do clítoris, impedindo a menstruação e frequentemente levando a mulher à morte.

Nenhum comentário: