domingo, 22 de agosto de 2010

Obstáculos

É nisto que somos bons!



Mesmo assim continuamos a estacionar mal os carros e a criar outro tipo de obstáculos, alem de não ser bonito não fica bem!
Penso que os governadores deste pais deveriam pensar em criar soluções, não permitindo construir um prédio sem que o numero de estacionamentos fosse suficiente assim como os cidadãos deveriam ficar mais conscientes pois andar não faz mal e parar o carro ali mais a frente fica bonito!

4 comentários:

a Gaja disse...

Primeiro há que mudar a mente das pessoas. Agora fica muito bonito dizer que se preocupam e tal mas vamos dar uma volta numa cadeira de rodas nesta cidade e não se consegue, pois além dos carros mal estacionados é passeios desnivelados, sem rampas e por vezes rampas que são impossíveis de subir... muita coisa tem que mudar mesmo, um dia talvez...

A Paraíso disse...

Infelizmente ainda estamos a dever muito no que diz respeito à acessibilidade, apesar da legislação que temos nesse sentido. Edifícios públicos, como bibliotecas, escolas, repartições de finanças continuam a ser um pesadelo para quem tem dificuldades de locomoção ou para os seus cuidadores (poucas pessoas tem percepção da dificuldade de empurrar uma cadeira de rodas numa rampa demasiado inclinada, descer então...ui ui!), subir escadas com um andarilho ou mesmo um tripé (especialmente se forem curtas e inclinadas). Não é raro ver uma rampa de acesso com um corrimão ao meio, ou demasiado estreita para uma c.r., ou que após a mesma se encontre um degrau. Coisas básicas como o acesso ao multibanco ou uma cabine telefónica são impossíveis para quem não se consegue manter em pé. Ou entrar num elevador de acesso e o painel dos botões estar demasiado alto... Já para não referir as banais campainhas dos prédios...Casas de banho "adaptadas" onde a c.r. não tem espaço para rodar...Enfim, o dia-a-dia de uma parte da nossa população cuja palavra autonomia é dificultada pelas barreiras arquitectónicas. (Desculpa o discurso, mas é defeito profissional de quem trabalha nesta área).
Mais uma vez, excelente tema!

Piri-Piri disse...

Não acredito que o pais e a mente de quem permite este tipo de construções mude rapidamente, alias fui a casa de um amigo que supostamente é um apartamento de luxo em Faro, (sim porque para mim dar 220mil por um T-3 é muita fruta)
Subi umas escadas de acesso á entrada do prédio tão inclinadas que mal cabia o meu pé e tão altas que o degrau da frente quase batia no meu joelho ;), sim ao lado tinha um suposto elevador para cadeiras de rodas mas á chuva?? há muita coisa que deveria ser pensada antes de fazer! mas enfim... os engenheiros hoje em dia ganham quase tanto como um empregado de mesa que qlq "ajuda" ultrapassa barreiras. ;)

Para não falar no resto da cidade que mais parece o bairro alto (ruas apinhadas de carros por todo o lado) Sempre vivi bem com isto mas desde que fui conhecendo outros países que fico de boca aberta, aqui cada família tem 2 a 3 carros estacionados em ruas com os predios em frente uns aos outros, uma ruas com passeios outras com o vizinho a espreitar ;)

A Paraíso disse...

Daí existirem tantas pessoas presas nas próprias casas...Em Faro ainda existe o grande apoio da(o) vizinha(o) ou dos familiares, um bem precioso e cada vez mais raro. Aqui em Lisboa é assustadora a quantidade de idosos que vivem em prédios antigos, isolados num andar alto apenas com algum apoio social.
Enquanto população continuamos pouco despertos.